Biografia
Marques Batista de Abreu, conhecido como Marques, foi um atacante de futebol e teve três passagens pelo Atlético se tornando ídolo da massa. Em 1997, o jogador foi contratado junto ao São Paulo e teve um grande destaque até o fim de 2002.
Iniciou sua carreira no Corinthians, onde fez seu primeiro teste aos 13 anos de idade. Defendeu o clube por dez anos e conquistou dois títulos: o Campeonato Paulista de 1995 e uma Copa do Brasil no mesmo ano. Em 1996, seguiu para o Flamengo, clube no qual faturou o Campeonato Carioca. No início de 97, seguiu para jogar no São Paulo, mas sem muito sucesso, acabou emprestado ao Atlético.
O jogador caiu nas graças da torcida logo em suas primeiras partidas. Com dribles curtos usando muita agilidade, o atacante ficou marcado por deixar sempre os companheiros na cara do gol. Durante as seis primeiras temporadas em que vestiu a camisa alvinegra, Marques conquistou quatro títulos e fez duplas de ataque memoráveis com os goleadores Valdir - em 1997 e 1998 - e Guilherme - entre 1999 e 2002. Após o final do Brasileirão de 2002, o camisa 9 encerrou sua primeira passagem pelo Galo. No ano seguinte, vestiu a camisa do Vasco e conquistou o Campeonato Carioca. Já em 2004, partiu para o futebol japonês, onde atuou pelo Nagoya Grampus. A passagem pelo futebol oriental durou cerca de 1 ano e meio. No mês de junho de 2005, o xodó voltou ao Brasil para defender novamente o Galo pelo Brasileirão 2005. Em sua reestreia, fez os 2 gols do Atlético na derrota por 3 a 2 contra o São Caetano. Mesmo jogando bem e marcando gols, o xodó da massa não evitou a queda para a Segunda Divisão do futebol nacional. Em 2006, atuou em quatro partidas do Campeonato Mineiro até acertar sua volta para o futebol japonês.
O maior ídolo recente da história do Galo não podia voltar ao clube em melhor momento: no Centenário. Com 6 gols na temporada de 2008, o atacante ultrapassou dois grandes matadores na lista de artilheiros do clube: Nílson e Nívio, com 125 e 126 gols, respectivamente. Em quase toda temporada de 2009, Marques ficou fora das quatro linhas, devido à uma cirurgia no joelho. Recuperado nos últimos meses do ano, voltou a atuar e tem sido importante para o técnico Vanderlei Luxemburgo. Atualmente é o 9º maior artilheiro do Atlético, com 133 gols. Logo em sua volta, o jogador acertou um novo contrato que até maio de 2010. No início da temporada de 2009, submeteu a uma cirurgia no joelho e ficou afastado dos gramados por quase todo o ano, participando de apenas 2 jogos da reta final do Brasileiro. Em 2010, fechou sua brilhante carreira de futebol com o gol do título Mineiro sobre o Ipatinga. Naquela ocasião, o Xodó da Massa fez uma bela jogada, tabelou com Ricardinho e tocou na saída do goleiro.
Recordes
- É o jogador que mais vestiu a camisa do Galo em jogos do Campeonato Brasileiro. O atacante atuou pelo Atlético em 192 jogos no Nacional, superando o lateral-esquerdo Paulo Roberto Prestes, com 189[1].
- É o 16º maior participante de jogos pela Copa do Brasil, segundo dados da CBF.
- É o 13º maior artilheiro da Copa do Brasil, segundo dados da CBF.
- 9º maior artilheiro do Clube Atlético Mineiro, com 133 gols.
- Marcou o 1000º gol do Galo em Campeonatos Brasileiros. O feito aconteceu na vitória de 2 a 1 sobre o Goiás, no estádio Serra Dourada. O gol histórico ocorreu no dia 30 de setembro de 2001.
- Atuou pelo Galo em 386 oportunidades. É o 11º jogador que mais atuou com a camisa alvinegra.
- Venceu o Troféu Guará de melhor atacante por 7 vezes, outras duas como Craque do ano e mais uma como Artilheiro do ano.
Será que você não teria uma caricatura do galo segurando uma lanterna?
ResponderExcluiré para presente.