domingo, 13 de fevereiro de 2011

Obina


Biografia

Manuel de Brito Filho, mais conhecido como Obina, é um atacante de futebol revelado nas categorias de base do Vitória-BA. Atuou em grandes clubes do futebol brasileiro, como Flamengo e Palmeiras, antes de chegar ao Galo. O jogador foi anunciado pelo presidente Alexandre Kalil no dia 20 de janeiro de 2010, através de seu Twitter[1].

Natural da cidade de Vera Cruz, há 15 km de Salvador, o jogador iniciou sua carreira de jogador nas divisões de base do Vitória. Apenas integrando a equipe principal do clube rubro-negro em 2001/02, foi por empréstimo ao Fluminense de Feira de Santana por uma temporada. Se destacou na equipe do interior pelo Campeonato Baiano e voltou no ano seguinte ao Vitória. Com mais prestígio e reconhecimento, foi o artilheiro (6 gols) e campeão do Baiano de 2004. Naquele mesmo ano, assinalou 18 gols pelo Brasileirão, mesmo não evitando o rebaixamento do clube para a Série B. Sua permanência com o clube em dificuldades era praticamente impossível e acabou sendo negociado junto ao Flamengo.

Obina chegou ao Flamengo em 2005 e atuou pelo rubro-negro carioca durante 4 temporadas. Lá, conquistou a admiração dos torcidores por ser muito carismático e decisivo nos grandes jogos. Em 182 jogos, marcou 47 gols e venceu 4 títulos, sendo uma Copa do Brasil e 3 estaduais. Na primeira final da Copa do Brasil de 2006, marcou os 2 gols contra o Vasco, o que praticamente assegurou o título ao Fla. Pelo Estadual de 2008, marcou 3 gols nos dois jogos da final contra o Botafogo e foi o artilheiro da equipe na competição, com 7 gols.

O ano de 2009 não começou bem para o atacante e ele acabou sendo emprestado ao Palmeiras no meio da temporada. Chegou ao alviverde com o aval do comandante Vanderlei Luxemburgo e logo no início marcou 3 gols. Mesmo com a saída de Luxa e a chegada de Muricy, o jogador continuou prestigiado. Figurou entre os principais artilheiros do Nacional, com 12 gols, mas um desentendimento com o colega Maurício Ramos no fim do 1° tempo contra o Grêmio, culminou com sua demissão do clube.

Voltou ao Flamengo para a temporada de 2010 e participou de toda pré-temporada no clube carioca. Nas duas primeiras partidas pelo Estadual, atuou mas sem marcar gols. Até que no dia 20 de janeiro, o presidente Alexandre Kalil anunciou sua vinda ao Galo com um contrato válido por 3 anos. Obina desembarcou no Aeroporto da Pampulha no dia 23 do mesmo mês, e foi recepcionado por cerca de 200 torcedores[2][3][4] (veja vídeo na seção Multimídia).

Seu início com a camisa do Galo foi espetacular. Logo nos primeiros jogos, Obina virou ídolo com a camisa do Galo. Na estreia pela Copa do Brasil, o atacante marcou 5 vezes contra o Juventus do Acre. Quatro dias mais tarde, foi a vez de massacrar o Uberlândia com três gols no Parque do Sabiá. Nos 12 primeiros jogos pelo Atlético, foram 12 gols e muita alegria para a massa atleticana. Porém, uma entrada desleal de um jogador da Chapecoense em jogo pela Copa do Brasil, afastou o Anjo Negro dos gramados por 4 meses[5]. Com apenas 7 segundos de jogo, o zagueiro do clube catarinense acertou Obina sem bola e nem cartão amarelo levou. Mesmo fora de forma, o baiano voltou ao time no início de agosto e com o pé calibrado. Nos primeiros jogos, marcou gols que ajudaram o Galo a vencer jogos importantes no Brasileirão. Com altos e baixos na competição, salvou o Atlético do rebaixamento na reta final, como na goleada sobre o maior rival em Uberlândia marcando três gols[6][7]. No dia 21 de janeiro de 2011, o Atlético confirmou a saída do atacante para o futebol chinês, recebendo o valor referente à taxa de vitrine[8] .Em passagem pelo clube, foram 27 gols em 39 jogos, além da conquista do Campeonato Mineiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário