domingo, 13 de fevereiro de 2011

Ricardinho


Biografia

Ricardo Luís Pozzi Rodrigues, mais conhecido como Ricardinho, é um meio-campista revelado nas categorias de base do Paraná Clube. O jogador teve boas passagens por grandes clubes nacionais, como São Paulo, Corinthians, e Santos, além da Seleção Brasileira. No dia 10 de setembro de 2009, o jogador foi anunciado como novo reforço do Atlético, através do twitter do presidente Alexandre Kalil[1]. O clube acertou um contrato até o fim de 2011 com o meio-campo[2][3][4][5].

Início da Carreira

Natural da cidade de São Paulo, Ricardinho iniciou sua carreira em meados da década de 90, no Paraná Clube. Chegou ao elenco profissional na temporada de 1995 e permaneceu por mais 2 anos. Além de ter sido tricampeão estadual no tricolor paranaense, o meia começou a ser desejo de vários clubes nacionais e internacionais. No ano de 1998, foi contratado pelo Corinthians para formar dupla no meio com Marcelinho Carioca. No alvinegro paulista, conquistou vários títulos importantes, como dois Brasileiros, uma Copa do Brasil e um Mundial Interclubes FIFA. Às vesperas do início da Copa do Mundo de 2002, o até então técnico da seleção, Luiz Felipe Scolari, precisou cortar o volante Emerson e optou pela convocação do meia corintiano. Entrou em três partidas no Mundial com a camisa 7 e fez parte da conquista do Pentacampeonato. Logo após a Copa, transferiu-se para o rival São Paulo. No tricolor, atuou em duas temporadas sem muito destaque.

Futebol Internacional e Santos

Em 2004, acertou sua ida para o Middlesbrough, da Inglaterra. Permaneceu lá por alguns meses e retornou ao Brasil para defender o Santos. No clube da Vila, conquistou o Brasileirão de 2004 e a Bola de Prata da Revista Placar. Dois anos mais tarde, voltou para o exterior, só que desta vez para jogar no Besiktas, da Turquia. Em seu segundo ano com a camisa do clube turco, venceu a Copa da Turquia, único título com a camisa de um clube estrangeiro. Em 2008, Ricardinho partiu para o Qatar e atuou por 1 ano e meio no Al-Rayyan. Após desligar-se do futebol no Oriente Médio, aceitou a proposta feita pelo presidente atleticano e fechou contrato até o fim de 2011. O Galo é o quinto clube brasileiro que o meia defende.

Volta ao Brasil

Ricardinho chegou em Belo Horizonte na noite de 14 de setembro e foi recepcionado por vários torcedores do Galo. O jogador foi carregado pela Massa ainda no Aeroporto de Confins[6]. No dia seguinte, foi aprovado nos exames físicos e apresentado à imprensa na Cidade do Galo no fim da tarde[7][8]. Sua estreia aconteceu na vitória do Atlético de 3 a 1 sobre o Santos no Mineirão. O meia entrou aos 30 do segundo tempo no lugar de Evandro vestindo a camisa número 80. Já a sua primeira partida como titular do Galo ocorreu longe de Belo Horizonte. O técnico Celso Roth o escalou no confronto diante do São Paulo. O alvinegro derrotou o tricolor paulista por 1 a 0, com gol de Diego Tardelli, após cobrança de falta perfeita de Ricardinho. No fim da temporada de 2009, o jogador oscilou em suas atuações, mas em quase todos os jogos foi mantido como titular pelo técnico Celso Roth. Mesmo com a saída do comandante, o meia foi bastante elogiado pelo novo técnico: Vanderlei Luxemburgo[9].

Nenhum comentário:

Postar um comentário